Avançar para o conteúdo principal

Importancia do Podologista no Futebol


O PODOLOGISTA INTEGRADO NO FUTEBOL


A pratica do futebol pode produzir lesões no pé, assim como, alterações no bom funcionamento das articulações relacionadas com esta pratica desportiva. Por isso é importante o departamento médico contar com um podologista desportivo especializado nesta modalidade que possa fazer um acompanhamento da saúde podológica, assim como, recomendar as melhores praticas para reduzir e/ou prevenir as lesões no futebol.

             

O pé è o principal órgão afetado no desporto, pois é uma região do nosso corpo que recebe a força e o impacto com o solo. No caso do futebol, para alem disso, o pé converte-se num elemento primordial já que é graças a ele que se pode jogar e interagir com a bola, permitindo correr e saltar. Quando um futebolista padece de uma determinada lesão no pé, esta é de elevada complexidade e por esse motivo atualmente todos os desportista são ou deveriam ser acompanhados e tratados por um podologista desportivo, que possa examinar e avaliar em função das necessidades de cada um e, no caso de padecer de alguma afeção,  biomecânica poder resolve-la para que não sintam qualquer tipo de queixa nem corram o risco de sofrer lesões.

            

Quando um desportista joga uma partida de futebol, a intensidade e o espirito competitivo, aumenta exponencialmente o risco de sofrer lesões. 

           

A biomecânica desportiva está especializada em realizar um minucioso estudo do pé onde se tem em conta diferentes aspetos, tais como, a própria fisiologia, o tipo de pé, o tipo de pisada, a idade, o género, etc. Graças a este estudo prévio é possível detetar e prevenir as alterações posturais e biomecânicas que possam estar presentes e que devido a compensações anormais produzem lesão (mecânopatias).


As palmilhas desportivas personalizadas são um dos tratamentos podológicos mais recomendado com o objetivo de controlar qualquer tipo de afeção relacionada com alterações biomecânicas e posturais da pisada, marcha e corrida



                 





O podologista também deve prestar uma especial atenção às botas utlizadas, assim como, erros de treino ou a existência de alterações funcionais de alguma parte do corpo do atleta.

                

   
O estudo do pé e da pisada por parte do podologista integrado no futebol é fulcral para poder detetar a existência de alterações biomecânicas e podológicas que podem ser a causa do aparecimento de várias lesões e desta forma sabendo a origem do problema poderemos prevenir lesões e melhorar o rendimento desportivo. Também aconselha o futebolista sobre os cuidados básicos que necessitam os pés de forma a prevenir lesões.

                    

Vitor Hugo Gomes de Oliveira
(especialista em Podologia Desportiva)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tratamento da Onicomicose. Avançada Tecnologia Laser em Podologia.

A terapia laser é um tratamento que começa a ganhar cada vez mais adeptos nas especialidades médicas como mais uma terapia de tratamento, sendo a onicomicose entre as patologias dermatológicas uma das patologias mais tratadas e com mais usuários. Os fungos nas unhas dos pés eram, até há pouco tempo, um complicado problema sanitário com opções de tratamento e resultados limitados e efeitos secundários não desejados extremamente importantes, como no caso dos antimicóticos orais. Graças à sua avançada tecnologia, o laser de estado sólido de 1064nm de 30 w de potência, com tecnologia de longa duração, provoca um efeito térmico controlado que elimina as infeções micóticas das unhas de forma eficaz. A energia pulsátil de luz laser penetra através da unha, elevando rapidamente a temperatura dos microrganismos e alcançando os fungos mais profundos, sem causar danos no tecido circundante.     Como funciona o tratamento com o laser Aplica-se o laser PODYLAS S...

Palmilhas ortopédicas personalizadas.

ORTÓTESES PLANTARES PERSONALIZADAS (PALMILHAS ORTOPÉDICAS) A biomecânica e a ortopedia do pé são duas disciplinas podológicas estreitamente relacionadas.Todos os avanços ortopédicos que se realizaram em podologia nos últimos anos foram precedidos de um avanço no conhecimento da função e comportamento do pé e do membro inferior no seu conjunto. Para a grande maioria dos profissionais não se concebe atualmente uma prescrição ortótica (palmilha) sem a presença de um estudo biomecânico prévio.                            A tecnologia de computadores, os novos materiais e os progressos nos laboratórios ortóticos tiveram um papel significativo no tratamento dos pacientes. Nas duas últimas décadas, fizeram-se avanços incríveis no diagnóstico e tratamento de problemas mecânicos, que interferem no modo de apoiar, andar, correr e consequentemente no uso das mesmas.       Uma ortó...